sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Monstros de Coco

Vamos fazer monstrinhos de coco??


Ingredientes:
2 ovos
100g coco
80g açúcar
100g manteiga
150g farinha

corante alimentar verde 

Preparação:
Juntar os ovos, a manteiga e o açúcar e bater bem.
Adicionar o coco e a farinha e misturar até ficar tudo bem ligado. Juntar um pouco de corante alimentar a gosto e envolver bem.
Formar pequenas bolinhas e espalmar. Colocar sobre uma forma com papel vegetal.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC aproximadamente 10 a 15 minutos.

Depois de frio, fazer pequenos olhos com pasta de açúcar e adicionar nas bolachas, se necessário, utilizar um pouco de compota para "colar".

Em vez de verde pode-se utilizar outras cores alimentares!

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Dedos de bruxa

O Halloween está aí à porta ! 

Cada vez mais marcado e celebrado em Portugal, o Halloween vai ganhando força e conquistando cada vez mais lugar nos nossos costumes, criando novas memórias e tradições...
Cá em casa, cada vez mais marcado e celebrado, uns anos de uma forma mais simples, outros, com mais pomposidade!
Mas há coisas simples que podemos fazer para marcar e deliciar pequenos e graúdos. 
Que tal dedos de bruxa assustadores?!


Ingredientes:
2 ovos
300g farinha
50g açúcar
100g manteiga
1 pitada de sal

Amêndoas e doce de morango

Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar, ovos e a pitada de sal.
Juntar a farinha e envolver bem. Fazer uma bola e revestir em película aderente.
Levar ao frio aproximadamente 30 minutos.
Retirar. Fazer pequenos retângulos e formar de forma a parecer dedos. Fazer os riscos das articulações e na ponta, colocar a amêndoa com o doce de morango.
Levar ao forno a 180ºC por 20 minutos. 

domingo, 20 de agosto de 2023

Festa Frozen

Preparar festas de aniversário é algo de que gosto muito. Apesar do trabalho, a parte de idealizar, criar e montar sempre foi entusiasmante! Vamos retirando ideia aqui, ideia ali... e depois criamos o nosso próprio cenário. No meu caso, tentando ser eu a fazer a maior parte das coisas, não só pelo gozo que me dá mas também pelo custo ser substancialmente abaixo do que se fossemos a comprar tudo!

A Frozen está cada vez mais na moda. As miúdas deliram! E, portanto, sendo este o tema predileto e escolhido pela princesa mais nova, tentámos recriar e fazer um cenário giro!

O castelo foi feito em cartão (utilizei caixas antigas). Depois foi pintar e montar... As fitas atrás já são antigas e já foram utilizadas mais vezes, assim como a saia da mesa e a toalha...


Para completar a mesa, copos do Olavo para as pipocas; Cupcakes; Donuts (saudáveis); Gomas caseiras; Cake Pops; Marsmallows; Oreo; Salame de chocolate; Gelatina; Cheesecake; Mousse de mirtilo e o Bolo claro! 

Tudo, à exceção do Oreo e marsmallows, feito por mim!

Receita do cheesecakehttps://pegadasa4.blogspot.com/search/label/Cheesecake

Receita do salame chocolate: https://pegadasa4.blogspot.com/2020/05/salame-de-chocolate.html











Por vezes não precisamos de muito para criar cenários que fazem os nossos pequenos delirar e recordar mais tarde...

Ainda hoje me recordo dos aniversários que os meus pais me faziam!

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Mousse Oreo (light)

Nunca gostei muito de mousse oreo por a achar demasiado doce, e, por essa razão, era raro fazer esta sobremesa com a receita tradicional.

Com miúdos que já conhecem esta sobremesa uma vez que faz parte da maioria das mesas de aniversário dos coleguinhas, miúdos que já sabem do que gostam e do que querem, tornou-se mais difícil resistir e não fazer, mesmo tentando contornar com outras receitas/ sobremesas do agrado deles.

Assim que vi esta receita (sim, porque a receita não é minha!)não hesitei em experimentar. Fiquei rendida ao sabor e também à simplicidade na confeção. 
Cada vez mais procuro receitas simples, com poucos ingredientes e que sejam um pouco mais saudáveis.
Quanto aos miúdos, esses praticamente não notaram a diferença! Adoram esta mousse e ao menos, não é uma bomba calórica!
Ingredientes:
1 pacote bolacha Oreo
3 Claras 
3 iogurtes gregos (naturais)

Preparação:
Triturar a bolacha.
Bater as claras em castelo.
Envolver os iogurtes e as bolachas trituradas nas claras.
Verter para um recipiente e levar ao frio.
Decorar a gosto com bolacha oreo.
 
[Receita encontrada na internet. Fonte desconhecida]

terça-feira, 4 de abril de 2023

Tarte de Amêndoa

Para aqueles dias em que apetece uma sobremesa bem gulosa, nada melhor que uma tarte de amêndoa!

E esta foi a pedido do marido, que lhe estava a apetecer um doce, docinho! Já não fazia há imenso tempo... 


Ingredientes
MASSA
100g farinha
100g manteiga
75g açúcar
1 ovo
2 colheres sopa leite

RECHEIO
150g açúcar
150g manteiga
300g amêndoa palitada
8 colheres sopa de leite

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar com manteiga uma forma de tarte.
Bater a manteiga amolecida com o açúcar. Adicionar o ovo e bater um pouco mais.
Acrescentar a pouco e pouco a farinha e o leite.
Verter para a tarteira e levar ao forno entre 10 a 15 minutos aproximadamente.
Assim que pronto, retirar e reservar.

À parte, levar ao lume o açúcar a manteiga e o leite até dissolver tudo bem.
Acrescentar a amêndoa e mexer sempre.
Adicionar o preparado sobre a tarte e levar ao forno entre 15 a 20 minutos. (até ficar douradinha, a gosto).
Retirar. deixar arrefecer e servir!

sábado, 1 de abril de 2023

Bolo de Cenoura

Cada vez mais procuro receitas que me encham a alma e que sejam mais "amigas" da nossa saúde! 
E foi assim que quando vi esta receita no instagram da "inncunha", não hesitei em experimentar. 

Não cresceu muito e deveria ter ficado um pouco mais no forno, mas de sabor, está divinal. Os miúdos aprovaram e isso é o mais importante... 

E ainda... para quem não sabe o que fazer a tantos ovos de chocolate que são oferecidos nesta época... eu aproveito para utilizar em receitas/ coberturas, que foi o caso...


Ingredientes:

2 cenouras
5 ovos
1/2 chávena açúcar amarelo
4 colheres sopa de óleo coco
2 chávenas de farinha aveia ou farinha trigo
1 colher café de fermento em pó

Preparação:
Num liquidificador, colocar os ovos, as cenouras, óleo de coco e o açúcar. Triturar tudo.
Colocar num recipiente e adicionar a farinha e o fermento. 
Envolver.
Colocar numa forma untada e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC aproximadamente 30 minutos.
Quando pronto, retirar. Desenformar e deixar arrefecer um pouco.
Fazer uma calda de chocolate, regar o bolo e decorar com pedaços de noz, coco ralado ou outro a gosto.

Eu utilizei açúcar de coco ao invés do açúcar amarelo.

sábado, 18 de março de 2023

Biscoitos Saudáveis

Biscoitos saudáveis para o lanche, super rápidos e deliciosos.
Os miúdos adoram!!!

Vi esta sugestão numa nutricionista. Achei-a tão simples que decidi experimentar... desde então faz parte dos snacks saudáveis cá de casa!


1 banana madura
6 colheres de flocos de aveia
1 colher de manteiga de amendoim
Pedaços de chocolate a gosto

Pisar a banana e misturar todos os ingredientes.
Fazer pequenas bolas com a ajuda da colher e levar ao forno até ficarem bonitinhos.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Tarte de Laranja

E quando a vida te dá laranjas, o que fazer? Uma tarde de laranja pois claro!!!


Ingredientes:
MASSA
200g farinha
1 Ovo
70g açúcar
80g manteiga
1 colher café fermento

RECHEIO
Sumo de 3 laranjas + raspa de uma
8 colheres sopa de açúcar
1 colher sopa manteiga
2 colheres sopa maisena


Preparação:
Pré aquecer o forno a 180ºC.
Juntar todos os ingredientes da massa: a farinha, o ovo, o açúcar, a manteiga e o fermento. Envolver bem de forma a ficar bem misturado e fazer uma bola. Deixar repousar um pouco.
Colocar a massa numa tarteira e tentar estender ao máximo.
À parte, bater muito bem o sumo e a raspa das laranjas, o açúcar, manteiga e a farinha maisena. (utilizei uma trituradora).
Verter por cima da base/ massa e levar ao forno aproximadamente 30 a 35 minutos.
Quando pronto, retirar. Deixar arrefecer e decorar a gosto com laranja e açúcar em pó.




quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Bacalhau no forno com broa

Como boa portuguesa, bacalhau é dos meus peixes preferidos e gosto dele de todas as formas e feitios. Esta é uma forma que comecei a fazer para a noite da consoada e que resulta muito bem!


Como faço sempre a olho, as medidas adaptam consoante necessidades e gostos.

Ingredientes:
Bacalhau
Couve
Puré de batata doce e batata normal
Azeite
Dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
Folhas de louro
Salsa
Gengibre
Broa

Preparação:
Depois de demolhado, cozer o bacalhau em água a ferver com uma folha de louro e 3 dentes de alho.
Quanto pronto, retirar. Deixar arrefecer um pouco e desfiar grosseiramente e de forma a retirar as espinhas.
Fazer um puré de batata normal, batata doce ou mistura dos dois. 
À parte, levar numa trituradora a broa, 4 dentes de alho, pimenta, gengibre, um fio de azeite e salsa. Triturar e reservar.
Cozer a couve.
Numa frigideira levar bastante azeite com uma folha de louro e 4 dentes de alho partidos em pedaços.
Entretanto, colocar no fundo de um tabuleiro/ pirex o puré de batata. Por cima, colocar a couve cozida e escorrida e regar com azeite e olho.
Colocar de seguida o bacalhau desfiado grosseiramente e regar também com o azeite e o alho.
Por cima, adicionar o preparado da broa e regar também com o azeite e alho.
Levar ao forno até a broa ficar tostada.
Servir.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Mousse de Manga

Comer sem culpa. Foi nisto que me baseei para elaborar uma sobremesa para a passagem de ano!
Queria algo saboroso mas que não fosse demasiado doce. Ao mesmo tempo também queria algo fácil de fazer, daí me lembrar da mousse!
Para ficar mais saborosa e um pouco crocante, lembrei me de fazer uma "base" de frutos secos!


Ingredientes:
2 mangas maduras
500g iogurte natural
5 folhas de gelatina
folhas de hortelã a gosto
Sumo de meio limão pequeno

Preparação:
Colocar numa trituradora as mangas partidas em pedaços, as folhas de hortelã, o sumo de limão e o iogurte. Triturar bem.
Demolhar a gelatina em água fria e levar ao lume para derreterem. Adicionar à mousse e envolver.

Na base, como referi, utilizei frutos secos.
Demolhar um punhado de cajus, um punhado de amêndoas e um punhado de nozes pelo menos 30 minutos.
Limpar bem. Colocar num tabuleiro com sementes de chia e flocos de aveia e levar ao forno para tostar.
Quando ficarem tostadinhos, triturar juntamente com algumas tâmaras a gosto.

Colocar os frutos no fundo da taça. Reservar um pouquinho para decorar.
Verter a mousse por cima e levar ao frio para solidificar.

À parte, levar alguns pedaços de manga a caramelizar com açúcar de coco. 
Decorar a gosto com a reserva dos frutos, a manga em pedaços caramelizada e hortelã.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Abóbora assada e recheada com carnes e lentilhas

Precisava de uma receita de Halloween mas queria algo que fosse bom, que surpreendesse e que fosse ao encontro do tema. Nada melhor que uma abóbora, pensei! 

E assim, surgiu a ideia de confecionar uma comida de conforto e de a apresentar de uma forma mais criativa, saborosa e indo ao encontro da temática da noite!

Para o recheio, lembrei-me de uma junção de carnes, legumes e lentilhas (que adoro)... e não é que resultou muito bem! Uma receita que irei fazer mais vezes pelo sabor e claro, para surpreender mais amigos!

[Atenção! As quantidades foram todas a olho]


Ingredientes:
1 abóbora
Azeite
Tomilho
Sal
Louro
1 Naco de carne de vaca
1 Naco de carne de porco
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimento verde
1 pimento vermelho
1 couve  coração boi
Lentilhas
Orégãos
Polpa de tomate
Vinho branco
Caril
Pimenta
Bacon
1 Cenoura grande
1 pacote queijo ralado

Preparação:
Pré aquecer o forno a 180ºC.
Cortar uma tampa à abóbora. Retirar o miolo, limpar e retirar um pouco das "paredes" da abóbora para não ficar tão grossa e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Colocar também as sementes da abóbora.
Pincelar toda a parte exterior da abóbora, inclusive a tampa e regar com o fio de azeite o interior. Temperar com sal, pimenta e tomilho e levar ao forno aproximadamente 40 minutos. (pode necessitar de mais).
As sementes retirar antes para não se queimarem.
Enquanto a abóbora assa, cozer as lentilhas. Levar ao lume num tacho com água a ferver e um pouco de sal. Retirar assim que comecem a ficar cozidas.
À parte, levar um fio de azeite com a cebola, louro e o alho picado. Deixar refogar um pouco e adicionar os pimentos em pedacinhos pequenos, restos de abóbora cortados em pedaços, a cenoura ralada e o bacon partido também em pedaços. Deixar refogar mais um pouco.
Adicionar polpa de tomate e as carnes partidas também em pedaços pequeninos. Deixar cozinhar um pouco. Temperar com sal, pimenta e o caril.
Juntar o vinho. Depois de deixar evaporar um pouco, tapar e deixar cozinhar. Se necessário juntar um pouco de água ou a água da cozedura das lentilhas.
Quando a carne estiver quase cozida, adicionar a couve migada grosseiramente. Deixar cozinhar. Retificar temperos e adicionar um pouco de coentros frescos.
Dispor o preparado para o interior da abóbora. Polvilhar com o queijo ralado por cima, orégãos, tomilho e as pevides da abóbora. Levar ao forno mais uns minutos para gratinar.
Servir.

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Queques de abóbora com pepitas de chocolate

Este tempo já pede receitas com abóbora... e para quem tem muitas abóboras e lanches de miúdos para fazer... esta combinação é perfeita!! Aliás, mesmo para o lanche dos adultos!!!


Ingredientes:

1 chávena e meia de abóbora cozida
Meia chávena de farinha
2 chávenas de farinha
3 ovos
Meia chávena de óleo
1 colher café de fermento em pó
Canela em pó q.b.
Pepitas de chocolate q.b.

Preparação:
Cozer a abóbora e quando pronta, escorrer e tritutar.
Quando a abóbora estiver cozida, adicionar os ovos, a farinha, açúcar, fermento em pó, óleo e a canela a gosto. Mexer tudo muito bem com a varinha até a massa duplicar.
Adicionar as pepitas de chocolate e mexer.
Distribuir a massa em formas de papel e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 15 a 20 minutos.
Retirar e desenformar.


quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Torta rápida com recheio de pêssego e chantilly

Ultimamente não tenho passado muito tempo na cozinha, pelo contrário! Tenho optado por coisas mais simples, rápidas e quase que nem apetece mais do que isso. Vou ao sabor do vento! Consoante o que me apetece e o que faz sentido para mim... agora com férias à porta... apeteceu um lanche diferente! Isso e a par de ter natas a acabar o prazo e ter demasiados pêssegos a quererem passar do ponto, surgiu a ideia de fazer uma torta rápida, simples e ao mesmo tempo, super deliciosa!


Ingredientes:
3 ovos
90gr farinha
125gr açúcar (utilizei 90g)
1/2 colher café fermento em pó
Raspa de 1 laranja

1 pacote de natas
1 colher sopa de açúcar
Pêssegos

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Bater os ovos inteiros com o açúcar até o creme ficar esbranquiçado e dobrar.
Adicionar a farinha e o fermento peneirado e a raspa da laranja. 
Envolver e verter para o tabuleiro. Levar ao forno aproximadamente 12 minutos.
Quando pronta, desenformar para cima de um pano molhado com água quente e polvilhado de açúcar.
Adicionar o pêssego partido em pedaços pequeninos e o chantilly por cima. Enrolar com cuidado e colocar num prato próprio para tartes.
Decorar a gosto e servir fresquinho.

Para o chantilly basta bater as natas e adicionar o açúcar até obter o chantilly.